Comemorado em 3 de setembro, o Dia do Guarda Civil Municipal, celebra os profissionais que dedicam suas vidas à segurança e ao bem-estar da população. E prestes a completar duas décadas de atuação, a Guarda Civil de Contagem (GCC) tem se consolidado como um dos principais eixos da segurança pública no município.
A GCC foi criada para atuar na proteção do patrimônio público e no apoio às forças de segurança, a corporação vem expandindo seu papel, investindo em tecnologia, capacitação e aproximação com a comunidade. Hoje, mais do que proteger o patrimônio, a corporação é a força que zela pela vida, pela paz e pela harmonia da cidade, mostrando a cada dia a evolução e a importância da corporação. Fundada em 2004, a a guarda de Contagem exerce um papel de destaque na proteção de bens, serviços e instalações da administração pública municipal. A corporação segue a Lei Federal nº 13.022/2014, que garante sua autonomia e competências de proteção de bens públicos, garantia dos direitos humanos, preservação da vida, patrulhamento preventivo e cooperação em emergências.
Atuando em várias frentes, por meio das patrulhas da Mulher, Escolar, Ambiental e outras, a Guarda Civil de Contagem atua na prevenção de ocorrências e preservação da vida, sempre estreitando laços com a população
Fotos Adelcio Ramos/PMC (1 e 2) e Ricardo Lima/PMC (3)
A secretária Municipal de Defesa Social, Viviane França, ressaltou a excelência do trabalho da corporação na cidade. “A Guarda Civil de Contagem tem trabalhado no que há de mais moderno e eficaz em matéria de segurança pública: prevenção e integração. Com um trabalho mais próximo da população e um patrulhamento preventivo, consegue atuar na mediação de conflitos. Por isso, ressaltamos mais do que a importância do Dia do Guarda Civil, mas a diferença que esses profissionais têm feito na segurança pública e na construção de uma cidade harmoniosa e segura para os contagenses”.
Em junho de 2023, a guarda Anita de Carvalho se tornou a primeira mulher a assumir o comando da GCC, após 17 anos de criação da instituição. Ela é membro da primeira turma de guardas e já ocupou cargos como chefe de Grupamento, subcomandante, além de liderar a Corregedoria da GCC e o Centro de Comando e Operações (CCOP). A comandante também foi responsável pela criação de um Laboratório de Inovação, o Plano de Carreiras, a academia e a piscina do Centro Integrado de Defesa Social (Cides), além das normas para gestantes. Em dezembro de 2023, ela recebeu homenagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Foto: Luci Sallum/PMC
“Hoje é o Dia do Guarda Civil, e é o momento de reconhecer o trabalho de cada profissional que está nas ruas cuidando da nossa cidade. Mais do que oferecer segurança, eles proporcionam proteção, atenção e apoio à população todos os dias. A Guarda Civil tem uma história longa e cheia de evolução. É feita de pessoas dedicadas, que enfrentam desafios com coragem e compromisso. Neste dia, agradecemos a cada guarda civil pelo empenho e por tornar nossa cidade mais segura!”, destacou Anita.
O Guarda Civil Jefferson França, exerce a profissão há 19 anos e é vice-presidente do Grupo de Apoio aos Autistas, Pais e Familiares de Contagem. “Hoje, somos servidores genuínos em Contagem. Desenvolvemos um trabalho maravilhoso que está no nosso DNA e no nosso lema "Servir e Proteger". Tenho orgulho de ser guarda civil e pai atípico. Desejo meus parabéns a todos os guarda Civis de Contagem e do Brasil”.
Guardas civis
As guardas civis existem desde a época do Brasil Império, sendo a mais antiga o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Corte, criado, em 1831, no Rio de Janeiro para manter a tranquilidade pública e auxiliar a justiça. Já no Brasil República, a corporação considerada a mais antiga do país é a Guarda Civil Municipal do Recife, fundada em 1893 para resguardar o patrimônio e os equipamentos públicos da cidade, como parques e museus.
Ao longo da história, outras instituições surgiram com funções similares. Em 1988, a Constituição Federal deu o referencial jurídico para a criação de guardas pelos municípios, destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações. Mas somente em 2014, a Lei nº 13.022/2014, conhecida como o Estatuto das Guardas, regulamentou os princípios de atuação das guardas municipais em todo o território nacional.
Em 2025, as guardas civis foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como parte do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e sua presença constante nos patrimônios públicos vem impedindo delitos e vandalismos, levando mais segurança para servidores públicos e para a população.
O Dia do Guarda Civil Municipal foi instituído por meio da lei nº 5.088 do dia 30 de agosto de 1966, pelo presidente Marechal Humberto de Alencar Castello Branco.